O diálogo possível entre a poesia combativa de Guebuza e de Azagaia

  • Emílio Cossa ISArC

Resumo

No presente artigo, pretendemos avaliar o diálogo presente entre os textos poéticos
“As minhas dores” do poeta Armando Emílio Guebuza e “Combatentes da fortuna”
do rapper Azagaia (Edson da Luz), tendo em conta os contextos históricos,
literários e as relações intertextuais entre eles. Para tal, iremos recorrer à teoria de
Mikhail Bakhtin que analisa as relações dialógicas entre duas ou mais estruturas
textuais, reforçada pela noção de intertextualidade proposta por Julia Kristeva,
que analisa o cruzamento entre os textos. Começamos por apresentar os conceitos
de Dialogismo e Intertextualidade, a seguir apresentamos uma primeira aproximação
do leitor com a Poesia de Combate, que embora tenha surgido antes,
no período colonial só circulou massivamente, em Moçambique, nos primeiros
anos da pós-independência. Finalmente procede-se à análise dos textos apreciados
tendo em conta os pontos de convergência e divergência entre os mesmos.
Analisados os textos, foi possível constatar que ambos compartilham relações
dialógicas visto que manifestam a insatisfação em relação aos regimes instituídos,
cada um no seu tempo. Neste sentido poderíamos dizer que as duas estruturas
textuais concordam em relação a esse aspecto. Numa outra perspetiva, o discurso
de Guebuza pode ser encarado como uma promessa de um futuro próspero
que só se irá verificar pela união de forças. Entretanto, tal união acontece e, no
entanto, a promessa não se cumpre. Em seu discurso, Azagaia posiciona-se como
a voz ludibriada que reclama a promessa que ficou por se cumprir. Sendo assim,
os discursos são discordantes.

Biografia Autor

Emílio Cossa, ISArC

Emílio Higino Albuquerque Cossa. Nasceu a 20 de Março de 1981, em Manjacaze, Província de Gaza. É licenciado em
Oceanografia, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Entre 2003 e 2004 fez dois cursos de Literatura Portuguesa
ministrados pelo Instituto Camões – Centro Cultural Português em parceria com a Faculdade de Letras e Ciências Sociais
da Universidade Eduardo Mondlane. É professor de Física, Matemática e Ciências Naturais desde 2008. É membro
da SOMAS (Associação Moçambicana de Autores), membro fundador da ONG “Siderurgia – Núcleo de Hip-Hop” e
colaborador do programa radiofónico “Clássico Hip-Hop Time” da Cidade FM/Rádio Moçambique e do jornal cultural
“Debate”. Com intuito de publicar os seus escritos criou, em 2006, o blog “Magus DeLírio” no qual escreve sobre
Literatura, Religião, Cinema, Música e Cultura Hip-Hop em particular. Tem, igualmente, textos publicados em revistas,
jornais e sites nacionais e internacionais.

Referências

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Martins fontes, 2003.
• CHABAL, P. The postcolonial literature of lusophone Africa. London: Hurst
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• FERREIRA, H. R. M. A intertextualidade e seus desdobramentos em alguns
gêneros textuais. Rio de Janeiro: UERJ, s/d.
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J. L. (orgs.). Dialogismo, polifonia e intertextualidade. 2ª ed. São Paulo: Edusp,
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• FRELIMO. Poesia de combate 3. Maputo: FRELIMO, 1980.
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• NOA, F. Literatura Moçambicana: Memória e Conflito Itinerário Poético de Rui
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Publicado
2019-11-21