Kulimar - Revista Científica do ISArC http://kulimar.isarc.edu.mz/index.php/KRCI <p><strong>Estrutura da Revista</strong></p> <p>A revista KULIMAR compreende três secções:</p> <ul> <li class="show">Dossiers temáticos – compreende, no máximo, 10 artigos preferencialmente sustentados por investigação empírica.</li> <li class="show">Varia – integra não mais de 2 artigos; e</li> <li class="show">Recensões críticas – Ensaios bibliográficos, Leituras criticas e Entrevistas.</li> </ul> pt-PT <p>Todos direitos reservados.</p> kulimar.isarc@isarc.edu.mz (Instituto Superior de Artes e Cultura) vnhaca@isarc.edu.mz (Valter Nhaca) Thu, 21 Nov 2019 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial - Kulimando alguns saberes (SABORES) http://kulimar.isarc.edu.mz/index.php/KRCI/article/view/12 <p><strong>Kulimando alguns saberes (SABORES)</strong></p> <p>Este kulimar traz-nos seis interessantes artigos sobre diferentes temas cujo denominador comum é o facto de estarem circunscritos à área das artes e cultura, esta entendida como:</p> <p>i- Manifestação de trabalhos e práticas;</p> <p>ii- Processo de desenvolvimento; e</p> <p>iii- O que expressa uma forma de vida.</p> <p>Aliás, vale aqui relembrar a definição de cultura que a Unesco nos propõe. Portanto, cultura não no sentido restrito das belas artes, literatura e filosofia, todavia, como <em>As características distintivas e específicas e a maneira de pensar e organizar a vida de cada indivíduo e comunidade. Por isso, cobre a criação artística, bem como a</em> <em>interpretação, execução e circulação das obras de arte, cultura física, desporto, jogos e actividades ao ar livre e também as formas de como uma sociedade e os seus membros exprimem os seus sentimentos para a beleza e harmonia, a sua visão do mundo, como também os modos de criação científica e tecnológica e o controle do seu ambiente natural.</em></p> <p>Daqui decorre a panóplia de artigos que perfazem esta “machamba”.</p> <p>O primeiro, da autoria de Daniel Inoque, faz uma incursão sobre a contribuição da história no processo de gestão do património da cultura pesqueira. Por via de pesquisa bibliográfica e documental, o trabalho procura dar conta de como a história nos pode ser útil para a compreensão da complexa acção cultural que é o da pesca. Esta actividade é enformada e enforma o património da cultura pesqueira que, no caso, está patente no Museu das Pescas de Moçambique, de que o artigo nos fala, tendo em conta as suas origens e o envolvimento das comunidades na produção de significados a ele inerentes, o que o autor arrolou por via de histórias de vida. Dito de outro modo, o artigo acaba se referindo à importância da preservação da memória e das práticas culturais decorrentes da actividade pesqueira.</p> <p>O segundo artigo é assinado por Rufus Maculuve e alude à discografia em Moçambique no pós-independência. Neste trabalho, Maculuve analisa o percurso da produção discográfica de 1975 até 2015. Periodiza a produção discográfica no país e conclui que:<br>i- Ao longo destes anos as mudanças tecnológicas têm sido muito aceleradas o que deve ser tido em conta na análise do momento discográfico moçambicano;</p> <p>ii- Que o Estado deixou de ser detentor de todos os meios tecnológicos (estúdios de gravação, edição e radiodifusão), passando o sector privado controlar parte considerável do processo;</p> <p>iii- Que o surgimento de editoras e produções independentes, o músico passou a desempenhar papel central no processo de produção discográfica, o que muda o mapa discográfico de Moçambique; e</p> <p>iv- Em suma, o autor aventa, por hipótese que, havendo actualmente, outros suportes de reprodução sonora, parece estar eminente a “morte da indústria discográfica, pelo menos nos moldes tradicionais”.</p> <p>O papel das lideranças locais no desenvolvimento local: uma perspectiva histórico-cultural moçambicana é o artigo que se segue. Da autoria conjunta de Miguel Marregula, João Mucavele e Estevão Malevo, fala-nos da presumível manipulação dos líderes tradicionais/comunitários.</p> <p>A despeito do papel histórico das lideranças locais nos processos de desenvolvimento, os referidos líderes são relegados para segundo plano nos processos decisórios locais, pelo poder formal, o que configura uma espécie de déficit de participação democrática, dos actores locais nesses mesmos processos.</p> <p>No artigo intitulado, A Cultura e a Produção do Conhecimento Científico em África, Blaunde Patimale faz uma viagem pelo campo das epistemologias e do seu papel no atribulado processo de construção do conhecimento sobre a acção cultural em África. Usando as lentes de Bachelard, o autor aplica-as para visualizar a realidade africana. Blaunde assevera-nos que, Existe uma necessidade de cada pesquisador ou filósofo africano tomar consciência do carácter construído de todo o conhecimento científico. Portanto, a conclusão é a proposição que tem atravessado as discussões epistemológicas ao longo dos tempos: o conhecimento é um constructo e um construtor social em continuum. Para o efeito cita Hountondji:<br>Na nossa cultura (africana) existe um corpus de conhecimento por vezes muito elaborado fielmente transmitido de geração em geração e que muitas vezes se enriquece ao longo dessa transmissão.</p> <p>O artigo seguinte faz um estudo comparativo do texto as Tuas Dores da autoria do poeta Armando Guebuza, e a letra da canção Combatentes da fortuna da autoria do rapper moçambicano Azagaia (Edson da Luz). Usando o conceito de dialogismo proposto por Mikhail Bakhtin e a noção de intertextualidade adiantada por Julia Kristeva, Emílio Cossa capta a realidade utópica e distópica que os dois textos espelham, quando confrontados com a realidade social hodierna. Na verdade, trata-se da promessa de um futuro livre da dominação e da opressão, ora distópica e, provavelmente desencantada.</p> <p>Por sua vez, Isaú Meneses e Cléulia Gero assinam o último trabalho: Turismo cultural e diplomacia: contextos e perspectivas. Neste, a intenção dos autores é reflectir sobre a relação de complementaridade que o turismo cultural e a diplomacia consubstanciam. Em jeito de brain storming, no seu entender, pretendem incentivar o debate na perspectiva de que este ajudar-nos-á a identificar:</p> <p><em>As formas mais eficazes e métodos eficientes para a optimização da simbiose cultura e turismo, a contribuição do turismo cultural e da diplomacia cultural no desenvolvimento sócio-económico e na promoção da identidade e dignidade do país dentro e na diáspora.</em></p> <p>Esta é a quinta kulimar. Decerto, mais virão. A nossa intenção é que a publicação desta revista seja semestral. Estamos no caminho certo, óbviamente, tendo em conta todos os constrangimentos económico-financeiros e outros, que atravessamos. Acreditamos que, não serão eternos.</p> <p>Só para finalizar, importa que, sempre e de forma mais premente, tenhamos em conta as questões epistemológicas que se nos levantam no dia à dia. Na verdade, chamo a atenção para o nosso aprimoramento teórico-metodológico, desafio permanente nas academias, como a nossa que se pretende de excelência.</p> <p>Mãos à obra: <em>Pambeni!</em></p> <p><em>Filimone Meigos</em></p> Filimone Meigos Direitos de Autor (c) 2019 Filimone Meigos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://kulimar.isarc.edu.mz/index.php/KRCI/article/view/12 Mon, 25 Nov 2019 14:14:52 +0000 Que contribuição da história se pode visualizar e/ou perspectivar no processo de gestão do “Património da Cultura Pesqueira” de 2006 a 2012? http://kulimar.isarc.edu.mz/index.php/KRCI/article/view/3 <p>O presente artigo, discute a contribuição da história no processo de gestão do<br>“património da cultura pesqueira”. Neste sentido, analisa o desenvolvimento<br>da iniciativa que estabeleceu um museu para as pescas em Moçambique. Este<br>estudo tem como objectivo principal, perceber como esta iniciativa contribui no<br>processo de gestão deste legado cultural. O trabalho é basicamente uma pesquisa<br>bibliográfica e documental, no entanto, entrevistas semi-estruturadas foram realizadas<br>ao “protagonista” do processo do estabelecimento do Museu de Pescas. A<br>história, por um lado, contribui na gestão do património da cultura pesqueira,<br>onde desempenha um papel fundamental na documentação dos objectos com<br>base numa pesquisa bibliográfica e documental, por outro, na recolha de estórias<br>de vida relacionadas aos objectos culturais produzidos pelas comunidades<br>pesqueiras e na documentação das práticas culturais vinculadas a actividade pesqueira.</p> Daniel Inoque Direitos de Autor (c) 2019 Kulimar - Revista Científica do ISArC http://kulimar.isarc.edu.mz/index.php/KRCI/article/view/3 Thu, 21 Nov 2019 21:23:44 +0000 A Discografia em Moçambique no pós-independência http://kulimar.isarc.edu.mz/index.php/KRCI/article/view/4 <p>Este artigo é uma reflexão sobre a discografia em Moçambique no pós-independência.<br>O mesmo torna-se relevante na medida em que surgem actualmente<br>suportes de reprodução sonora22, que dão-nos a sensação duma iminente morte<br>da indústria discográfica, pelo menos nos moldes tradicionais.<br>O mesmo tem como objectivo, analisar o processo discográfico da música em<br>Moçambique nos anos que vão de 1975 a 2015, olhando assim para as principais<br>tendências e padrões.<br>Metodologicamente recorremos a abordagem qualitativa, sustentada por revisão<br>bibliográfica, entrevista aberta e introspecção. Para dar encaminhamento teórico<br>usamos os seguintes paradigmas: duas esferas distintivas mas relacionadas de Dan<br>Martin e Gestão dual de Derrick Chong.<br>A partir desta análise, foi possível demarcar três fases distintas da discografia no<br>país, e por fim concluir que: (i) ao longo destes anos as mudanças tecnológicas<br>têm sido muito aceleradas; (ii) o Estado deixou de ser detentor de todos os meios<br>tecnológicos (estúdio de gravação, edição e radiodifusão), passando o sector privado<br>a controlar parte considerável destes; e (iii) o músico passou a ter papel<br>central no processo discográfico, isto com o surgimento de edições e produções<br>independentes.</p> Rufus Maculuve Direitos de Autor (c) 2019 Kulimar - Revista Científica do ISArC http://kulimar.isarc.edu.mz/index.php/KRCI/article/view/4 Thu, 21 Nov 2019 21:52:25 +0000 O papel das lideranças locais no desenvolvimento local: uma perspectiva histórico-cultural moçambicana http://kulimar.isarc.edu.mz/index.php/KRCI/article/view/5 <p>Este artigo é um extracto do capítulo 3 do livro “Animação Sociocultural e Lideranças<br>locais em Moçambique”. O seu objectivo é reflectir sobre o conceito de lideranças<br>locais, suas características históricas e sua relação no contexto estrutural<br>de governação em Moçambique. A revisão da literatura, as entrevistas e a observação<br>directa da realidade das comunidades visitadas, constituíram as principais<br>técnicas aplicadas para a obtenção da informação aqui apresentada.<br>O principal argumento conclusivo deste artigo é de que os líderes locais, também<br>vistos como autoridades tradicionais, apesar de terem um papel histórico na promoção<br>e preservação das práticas culturais moçambicanas, bem como na gestão<br>dos comunidades garantindo deste modo o equilíbrio e o bem-estar social, tem<br>sido manipulados e desvalorizados pelas estruturas de poder formal locais deixando-<br>os para o segundo plano na construção do tão desejado desenvolvimento<br>local.</p> Miguel Marrengula, João Mucavele, Estêvão Malevo Direitos de Autor (c) 2019 Kulimar - Revista Científica do ISArC http://kulimar.isarc.edu.mz/index.php/KRCI/article/view/5 Thu, 21 Nov 2019 21:19:26 +0000 A Cultura e a Produção do Conhecimento Científico em África http://kulimar.isarc.edu.mz/index.php/KRCI/article/view/6 <p>Epistemologia segundo a Enciclopédia Miradouro Internacional, é uma palavra<br>de origem grega epistemé que significa: conhecimento científico, ciência. É<br>o ramo da filosofia que trata da natureza, etapas e limites do conhecimento<br>humano. Alguns filósofos consideram-na como teoria do conhecimento ou gnosiologia.</p> José Blaunde Direitos de Autor (c) 2019 Kulimar - Revista Científica do ISArC http://kulimar.isarc.edu.mz/index.php/KRCI/article/view/6 Thu, 21 Nov 2019 21:55:16 +0000 O diálogo possível entre a poesia combativa de Guebuza e de Azagaia http://kulimar.isarc.edu.mz/index.php/KRCI/article/view/7 <p>No presente artigo, pretendemos avaliar o diálogo presente entre os textos poéticos<br>“As minhas dores” do poeta Armando Emílio Guebuza e “Combatentes da fortuna”<br>do rapper Azagaia (Edson da Luz), tendo em conta os contextos históricos,<br>literários e as relações intertextuais entre eles. Para tal, iremos recorrer à teoria de<br>Mikhail Bakhtin que analisa as relações dialógicas entre duas ou mais estruturas<br>textuais, reforçada pela noção de intertextualidade proposta por Julia Kristeva,<br>que analisa o cruzamento entre os textos. Começamos por apresentar os conceitos<br>de Dialogismo e Intertextualidade, a seguir apresentamos uma primeira aproximação<br>do leitor com a Poesia de Combate, que embora tenha surgido antes,<br>no período colonial só circulou massivamente, em Moçambique, nos primeiros<br>anos da pós-independência. Finalmente procede-se à análise dos textos apreciados<br>tendo em conta os pontos de convergência e divergência entre os mesmos.<br>Analisados os textos, foi possível constatar que ambos compartilham relações<br>dialógicas visto que manifestam a insatisfação em relação aos regimes instituídos,<br>cada um no seu tempo. Neste sentido poderíamos dizer que as duas estruturas<br>textuais concordam em relação a esse aspecto. Numa outra perspetiva, o discurso<br>de Guebuza pode ser encarado como uma promessa de um futuro próspero<br>que só se irá verificar pela união de forças. Entretanto, tal união acontece e, no<br>entanto, a promessa não se cumpre. Em seu discurso, Azagaia posiciona-se como<br>a voz ludibriada que reclama a promessa que ficou por se cumprir. Sendo assim,<br>os discursos são discordantes.</p> Emílio Cossa Direitos de Autor (c) 2019 Kulimar - Revista Científica do ISArC http://kulimar.isarc.edu.mz/index.php/KRCI/article/view/7 Thu, 21 Nov 2019 21:50:23 +0000 Turismo cultural e diplomacia cultural: contextos e perspectivas http://kulimar.isarc.edu.mz/index.php/KRCI/article/view/9 <p>O debate sobre “Turismo Cultural e Diplomacia Cultural: Contextos e Perspectivas”<br>têm como principal objectivo identificar formas mais eficazes e métodos<br>mais eficientes para optimização do casamento entre a cultura e o turismo, que<br>é indissociável. Assim, procuraremos, apresentar a relação entre o turismo e a<br>cultura; discutir o impacto da cultura e do turismo na economia; propor estratégias<br>para operacionalizar a simbiose entre o turismo e a cultura, tendo em conta<br>as diversas opiniões obtidas por indivíduos que possuem algum conhecimento<br>sobre o assunto em discussão e, por fim analisar a diplomacia cultural de Moçambique.<br>Para materialização do trabalho recorremos a pesquisa bibliográfica,<br>documental, brain-storming e entrevistas. A conclusão a que chegamos foi que tem<br>havido progressos nessas duas áreas, contundo é necessário tomarem-se medidas<br>mais concretas tanto a nível estratégico como operacional para maximizar os<br>benefícios advindos deste acasalamento.</p> Isau Meneses, Cléulia Gero Direitos de Autor (c) 2019 Kulimar - Revista Científica do ISArC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://kulimar.isarc.edu.mz/index.php/KRCI/article/view/9 Thu, 21 Nov 2019 00:00:00 +0000